Chega 1985 e uma onda New Wave invade a música em todo o mundo. Quem não assumiu a musicalidade punk eletrônica, entre as características do movimento, aderiu à moda no visual, fosse nas roupas, acessórios ou no cabelo. Essa novidade acabou pegando também A Cor do Som e o reflexo disso pode ser visto em O Som da Cor (1985).
O disco foi lançado com "os meninos" já incorporados ao New Wave, mas o maior impacto foi impresso nas faixas do disco. Sofrendo nitidamente essa interferência musical, as músicas ganharam uma melodia com pegada mais acelerada e "moderna", colocando o samba totalmente de lado e priorizando uma sonoridade quase que institucionalizada pelo sudeste do país.
Essa mudança sonora e a incorporação de elementos sonoros que sugerissem modernidade na música de A Cor do Som, deve ter sido um reflexo direto das mudanças que o grupo sofreu na época. Armandinho saiu em 1981 e foi substituído por Victor Biglione, que manteve a mesma musicalidade da banda. Nesse disco, em particular, a banda gravou sem Victor que foi substituído por Pedrinho Santana, que participou dos dois discos anteriores.
"Arrastando corrente", um rock moderno para a época, refletia outra das influências da época. "Som da cor" e "Ela vai ter que me escutar", são puro New Wave. A canção mais próxima do estilo que consagrou o grupo é "Vida que passamos" e "Tudo o que você quiser", são das poucas que ainda encontramos um pouco do som feito por eles em outros discos. "Bomba no vestibular" é um dos poucos reggaes gravados pelos meninos, mas de forma geral, o disco é regido pelo pop rock que se desenhava na época (influenciados pelo New Wave) e variação dos vocais nas músicas.
No fim das contas não desejo criticar negativamente, só destaco esse disco como um rompimento quase que completo com a antiga sonoridade que popularizou o grupo por todo o país e que só seria reencontrada anos depois, após os músicos originais decidirem reunir-se novamente para um ou dois projetos isolados.
- Fonte: http://mpbbahia.blogspot.com.br/2016/04/a-cor-do-som-o-som-da-cor-1985.html#sthash.J1Vnl76k.dpuf 1985 Elektra/WEA BR 22.101
Faixas
1 Arrastando corrente (Mu, Dadi, Ary, Márcio Figueiredo, Perinho Santana)
2 Som da cor (Dadi, Ronaldo Bastos)
3 Ela vai ter que me escutar (Mu)
4 Vida que passamos (Alfredo Karan, Marcelo, Toni Melodia, Gerônimo)
5 Que flor é você? (Mu, Paulinho Tapajós)
6 Acho que ela gosta (Toni Costa, Fred Góes)
7 Eu quero é bem mais (Mu, Paulinho Tapajós)
8 Navegante (Perinho Santana)
9 Tudo que você quiser (Mu, Dadi)
10 Bomba no vestibular (Chacal, Perinho Santana)
Nenhum comentário:
Postar um comentário